Muitas pessoas não se preocupam com suas residências ou fazem um planejamento para quando ficarem idosas. É muito comum os idosos perderem visão ou força muscular, além de ficarem mais vulneráveis a quedas ou ao clima ambiente. Às vezes, pequenas adaptações nos cômodos, já são suficientes.
Cozinha
O ideal é que as pias e balcões tenham uma altura que permita manusear louça e alimentos sentado. Armários devem estar ao alcance dos braços, evitando ter que subir em escada, ou fazer movimentos muitos bruscos para alcançar os objetos.
Escadas
Quanto menos escadas em residências com idosos melhor. Quando forem necessárias, é indicada a instalação de corrimãos dos dois lados e fitas fluorescentes e antiderrapantes nos degraus. A altura do degrau também deve ser adaptada para a largura do passo do idoso, que muitas vezes se restringe bastante.
Sala
A orientação é ter móveis robustos, que possam servir de apoio e não se desloquem facilmente em caso de alguma necessidade. As poltronas e sofás devem ser firmes e com altura adequada para facilitar o processo de sentar e levantar. Também é indicado que cadeiras tenham descansa braços.
Banheiro
Um dos cômodos mais perigosos e responsável por grande número de quedas. A orientação é instalar piso antiderrapante e barras de apoio ao lado do vaso sanitário e no boxe para banho. Tapetes ou qualquer pano de chão devem ser evitados.
Quarto
Nada de tapetes que podem provocar quedas, nem de cera no chão. No quarto também podem ser instaladas barras de apoio ao lado da cama ou do roupeiro, para facilitar a mudança de roupas. A cama deve ter altura correta, que permita o idoso ficar com os pés firmes no chão ao se sentar nela.
Corredores e áreas externas
Os corredores não deve ter piso com cera e também é indicada a instalação de corrimão. Além disso, este espaço deve ser bastante iluminado. As áreas externas devem contar com piso antiderrapante, por ficarem expostas a chuvas. Animais de estimação devem ser mantidos em um espaço determinado, para evitar que eles se enrosquem nas pernas do idoso e acabem provocando uma queda.