Nem sempre, os mais jovens sabem como lidar com os idosos e acabam entrando em conflito com quem tem mais idade. Uma convivência agradável e positiva garante qualidade de vida para quem já está na terceira idade, além de melhorar a própria estima dos mais jovens.
Muitas vezes, os idosos sofrem por causa de alguns fatores como aceitação do envelhecimento e limitações por causa de doenças inerentes à velhice. Em outros casos, os mais velhos podem apresentar certo grau de teimosia, o que é compreensível, por terem vivido em outra época que não a contemporânea.
Como forma de ajudar quem gosta ou precisa conviver com os idosos, nós reunimos cinco importantes dicas. Confira.
1 – Respeite a opinião
Respeitar a opinião dos mais velhos é um ingrediente muito forte para uma boa convivência e está entre as dicas mais efetivas de como lidar com os idosos. Quando o assunto for pertinente ao idoso, esse respeito ao que ele pensa de si mesmo ou de alguma situação que o envolva deve ser ainda mais enfático.
Caso for necessária alguma mudança na rotina do idoso, o indicado é apresentar e argumentar suas intenções, sempre escutando o que ele tem a dizer. Evite travar debates que não sejam saudáveis ou impor decisões de maneira autoritária, o que pode ferir a individualidade. Respeitar a opinião é um ato de confiança na relação entre jovens e idosos.
2 – Seja paciente
Na maioria dos casos, os idosos possuem uma velocidade reduzida nas suas ações ou até mesmo pensamentos. Também têm suas próprias formas de entender as coisas, sendo reativos a mudanças ou aos novos tempos. Isso exige ser bastante paciente.
É preciso ter paciência para ouvir histórias repetidas, acompanhar o passo curto, ter que explicar mais de uma vez a mesma coisa, entre outros cenários.
3 – Mantenha hábitos saudáveis
Uma rotina de hábitos saudáveis é muito importante para os idosos, já que a idade avançada é fator de vulnerabilidade a doenças. E a melhor opção para que o idoso cultive essa rotina, é acompanhá-lo e dar suporte.
Procure incluir no dia a dia uma alimentação balanceada, exercícios e atividades físicas e mentais. Também esteja atento a práticas de higiene diária e opções de lazer, bem como administração de medicamentos.
4 – Favoreça os momentos de descontração
Por causa da aposentadoria ou por possuir alguma limitação física, muitos idosos passam a diminuir as tarefas do dia a dia, reduzindo o gasto de energia. Nessa altura, a orientação é incentivar o idoso a fazer coisas que gosta e que lhe dão satisfação, como prática de atividades físicas, jogos, algum curso, entre outras. Essas ações ajudam a manter o cérebro ativo, melhoram o metabolismo e têm efeito direto na qualidade do sono.
5 – Controle a agressividade
Essa dica está muito ligada à dica de ter paciência com o idoso. Muitas vezes, por diversos fatores, pessoas de mais idade passam a ficar irritadas ou teimosas, causando bastante tensão na relação. É muito importante identificar o que pode estar causando a irritabilidade como por exemplo barulhos, muito calor ou muito frio, má alimentação, cansaços.
No entanto, mesmo que o estresse se estabeleça, a orientação é nunca gritar com o idoso, não discutir, não tocar ou força-lo fisicamente, e jamais partir para agressões físicas ou morais.
Denuncie maus-tratos
Caso você tenha conhecimento de maus-tratos ou violência contra idosos, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos disponibiliza a população o Disque 100, um serviço gratuito. Basta discar 100 de qualquer telefone fixo ou móvel.