A alimentação é uma grande aliada no combate e prevenção à gripe, muito comum em pessoas idosas. Por isso, listamos cinco alimentos que podem ajudar a prevenir o vírus e diminuir seus efeitos.
1 – Laranja
Talvez seja a fruta mais clássica na prevenção contra a gripe. Por ser um alimento cítrico e conter vitaminas C, A e zinco, reforçam a imunidade do organismo. Esses nutrientes também ajudam o corpo a reagir melhor ao vírus da gripe. No entanto, a laranja é mais indicada para prevenir a moléstia, sendo preferível seu consumo regularmente.
2 – Sopa de legumes
As sopas ajudam a fluidificar as secreções e facilitar a expectoração. Os nutrientes da sopa de legumes auxiliam o organismo a recuperar força e reforçar a resistência. Além disso, a sopa possui bons índices de sódio e potássio, sendo útil em caso de febres, pois ajuda a regular a temperatura do corpo.
3 – Chás
O principal benefício do chá é seu poder de hidratação, embora seu vapor também ajude a desentupir o nariz. Os mais indicados são de camomila, hortelã, eucalipto e ginseng. Chá de canela com mel é ótimo por causa das suas propriedades antissépticas e antibacterianas. E vale lembrar: a melhor opção são chás naturais.
4 – Alho
O alho é rico em alicina, um componente que possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Ele pode ser consumido in natura ou utilizado em sopas ou como tempero de outros alimentos. O alho também ajuda a manter a flora intestinal saudável.
5 – Laticínios
Iogurtes e leites fermentados ajudam a melhorar a flora intestinal e fortalecer o sistema imune do organismo, contribuindo para encurtar o tempo da gripe. No entanto, para algumas pessoas, os alimentos oriundos do leite pode tornar o muco da garganta mais espesso. Nesses casos, os laticínios não são indicados.