Até 2042, a população idosa no Brasil deve dobrar, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Isso nos leva a pensar cada vez mais em temas e assuntos relacionados aos idosos como, por exemplo, a solidão na terceira idade. De acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, sentir-se sozinho é o maior temor dos brasileiros com mais de 60 anos.
Essa situação pode estar relacionada a mudanças na configuração das famílias, que atualmente são menos numerosas e não moram juntas, como antigamente. Mesmo quando idosos moram com filhos ou netos, podem se sentir sozinhos porque os familiares passam a maior parte do tempo fora de casa trabalhando ou estudando.
Dicas para evitar a solidão na terceira idade
1 – Fazer novos amigos
À medida que vamos envelhecendo, também vamos mudando nosso círculo de amizades. Isso é algo natural, já que a vida vai se encarregando de dar destinos diferentes às pessoas. Uma dica muito eficaz para combater a solidão na terceira idade é sempre manter a rede de amigos renovada, conforme os anos vão passando.
Para isso, o que é muito indicado é fazer cursos e trabalhos voluntários, participar de encontros semanais ou quinzenais, grupos de idosos, entre outras atividades.
2 – Manter corpo ativo
Fazer exercícios físicos é uma ótima indicação para combater o sentimento de estar sozinho, além de trazer diversos outros benefícios à saúde mental e física. É muito importante programar-se para a realização de atividades pelo menos de duas a três vezes por semana.
Não precisa ser exercícios muito técnicos ou elaborados, basta que sejam contínuos e rotineiros. A sugestão é participar de grupos que pratiquem atividades em conjunto.
3 – Manter mente ativa
A mente sã é umas das principais aliadas no combate à solidão na terceira idade. Por isso, é importante manter o cérebro em funcionamento sempre com atividades diferentes como, por exemplo: fazer palavras cruzadas, aprender a tocar um instrumento musical, fazer artesanato, se dedicar à fotografia, ler livros ou assistir séries e filmes, desvendar o mundo digital etc.
4 – Meditar
A prática regular de meditação pode ajudar na fortificação das estruturas cerebrais e se tornar aliada no combate à solidão na terceira idade, à medida que vira uma companheira dos idosos. Meditar diariamente ajuda a pessoa a se conhecer melhor, entender as mudanças da vida, aprender a lidar com as situações, refletir sobre os acontecimentos, viver o tempo presente. Trata-se de uma forte combatente também na luta contra depressão, ansiedade e outras patologias.
Wonderful article! We will be linking to this great content on our website. Gerty Winn Audley
Excelente aporte, segui cada uno de los pasos y me funciono perfecto. Gracias!!!!!! Dru Gavan Stroup