O envelhecimento do corpo também pode trazer problemas de memória para as pessoas idosas, causando desde pequenos esquecimentos até graves problemas no dia a dia. Neste post, reunimos algumas dicas para melhorar a memória em idosos, estimulando o cérebro e melhorando a qualidade de vida.
Muitas vezes, quem chega à terceira idade começa a esquecer onde guardou os objetos, nomes e palavras ou de tomar os medicamentos. Em casos mais graves, podem perder compromissos importantes, deixar o fogão ou forno ligado, esquecer equipamentos conectados na rede elétrica, entre outros.
Quais atividades melhoram a memória em idosos
Primeiramente, vale lembrar que casos mais graves de perda de memória para idosos precisam de orientação médica e em muitos casos medicação. As dicas que vamos relacionar podem ser utilizadas como complemento ou para ajudar naqueles tradicionais brancos do dia a dia.
Uma das orientações para treinar a mente é praticar alguns jogos que exijam exercício do cérebro, como por exemplo palavras cruzadas, carteado, brincadeiras com cores. Esses joguinhos podem ser facilmente baixados de forma gratuita das lojas de aplicativos e utilizados no próprio celular.
Outra atividade muito boa de memória para idosos é participar de algum curso, como forma de exercitar o aprendizado. Oficinas de artesanato são ótimas opções. Em muitas cidades, há grupos específicos para esse tipo de atividade e, de novo, a tecnologia pode ser uma aliada, pois os cursos podem ser via internet, sem precisar sair de casa.
Modificar a rotina também é um ótimo exercício para o cérebro, que deverá treinar para novas ações, exigindo de sua capacidade de decisão. E outra opção para fortificar a memória é praticar alguma atividade física frequente.
Importância de manter o cérebro ativo
Quando o cérebro é mantido em funcionamento e ativo ele aumenta sua capacidade cognitiva, permitindo que a memória também se mantenha mais forte. Manter a mente e o corpo em atividade traz benefícios como o prolongamento do poder cognitivo das pessoas, revertendo em maior qualidade de vida, principalmente para idosos.
Sinais de perdas de memória que merecem atenção
- Esquecer-se de tomar medicações
- Sedentarismo além do normal
- Pouca vontade de realizar atividades
- Dificuldade para realizar tarefas antes realizadas normalmente
- Perder coisas dentro de casa
- Deixar o fogão ou forno ligado
- Esquecer alimentos no congelador
- Não lembrar o nome das coisas ou das pessoas